Plano Lupinhas

Os Lupinhas - Filosofia Prática para Crianças

A capacidade de indagação, questionamento e perplexidade, que constitui a ferramenta principal da Filosofia, mostra-se com toda força e espontaneidade na criança.

Nas últimas décadas, o programa de Filosofia para Crianças, proposto pelo norte-americano Matthew Lipman e hoje atraindo o interesse da Unesco e da Unicef, tem mostrado a possibilidade e a necessidade de tal prática. Lipman defendeu a ideia de que as crianças podem e merecem ter acesso à Filosofia.
Rapidamente se torna necessário juntar à proposta de Lipman outras metodologias além das da comunidade de investigação.
Considerando-se a criança como um ser integral, a educação deve dirigir-se ao pensamento, mas também à acção e ao sentimento, igualmente importantes.
 

  Nas práticas pedagógicas respeitantes à Filosofia para Crianças podem ser encontrados elementos enraizados na afectividade, na estética e na cultura, tais como textos poéticos, músicas, vídeos, histórias, peças de teatro e muita imaginação para desencadear um processo de reflexão e estimular sentimentos morais.


Ao longo do tempo em que têm sido postas em prática as actividades relacionadas com os valores universais e a filosofia, foi possível verificar que esta ajuda as crianças a melhorar o pensamento, a sua verbalização e também melhora a sua auto estima, dando-lhes assim coragem e confiança para este bonito percurso que é a vida.
  
Surgem então como objectivos principais e essenciais deste programa:
  • Desenvolver a compreensão da linguagem, do diálogo e das capacidades críticas e criativas dos alunos;
  • Encorajar as crianças a falar e a ouvir-se umas às outras e a discutir, desta forma e com o auxílio de um moderador, ideias filosóficas;
  • Conhecer e compreender a diversidade do Mundo (cultural, religiosa, etc), através da Actualidade e da História da Antiguidade;
  •  Estimular a imaginação, inspirando as crianças com os exemplos da Mitologia, das Antigas Civilizações, da Ciência, entre outros;
  •  Proporcionar a construção de identidade e de desenvolvimento da consciência cívica dos alunos;
  •  Desenvolver a capacidade de aprofundar e melhorar o seu auto-conhecimento e o do universo;
  •  Aprender a fazer questões e a expor os seus argumentos de forma coerente, organizada e tolerante;
  •  Respeitar a diferença, aprendendo a projectar-se nos outros e seus contextos;
  • Melhorar as capacidades de verbalização do pensamento através de várias práticas de Oratória;
  • Desenvolver hábitos de vida saudáveis e úteis.
 Nesta actividade, as crianças vão poder divertir-se enquanto aprendem e estimulam a sua inspiração, determinação, vontade. 
  
Todos sonham dar à geração vindoura o melhor. Queremos que usufruam de ser crianças e que se tornem em adultos responsáveis e inteligentes.
Como adultos temos o poder de tomar decisões e o dever de proteger as crianças, mas também de ensiná-las e de despertar nelas o interesse pelo património da Humanidade,  pela História, pelos Princípios e Valores.

Não deixe para amanhã o que pode começar hoje!