Meus amigos, a filosofia faz mais parte da vossa vida do que aquilo que possam, à partida, imaginar. É uma questão de nos apaixonarmos por ela e de permitir este romance. É preciso ir em sua busca, entendê-la, vivê-la. Ou alguma vez se apaixonaram por alguém devido à leitura extensiva de conceitos e teorias sobre essa mesma pessoa? Dêem à Filosofia uma oportunidade!
Este é o meu contributo para o dia de S.Valentim. Que seja mais um dia inspirador, como tantos outros que continuarão a surgir nas vossas vidas. E uma vez que o nosso sucesso passa também por aquilo que inspiramos os outros a fazer... inspirem alguém hoje e, muito sucesso!
Deixo-vos com este artigo muito interessante que encontrei no site "cola da web", da autoria de Nayara Alcântara Fauvel e também com um vídeo para vos despertar a curiosidade.
Definição
A Filosofia não é uma construção arbitrária de um pensador isolado. É um somatório lento e progressivo de todas as civilizações e culturas, do que elas têm de mais apurado, de mais escolhido, de mais seleto, nos domínios das do pensamento abstrato e nos campos de todas as ciências e artes.
Ela tem a tarefa criadora de nos levar a uma posição esclarecida perante a vida e o mundo e a um relacionamento compreensivo com o homem e a sociedade.
Filosofia é a busca incessante da sabedoria, baseada na verdade e na consciência do respeito por si mesmo e pelos outros. É um projeto de transformação pessoal, movido pelo sendo crítico do homem.
A busca da sabedoria e da verdade é também a busca da perfeição, do equilíbrio e da harmonia.
A sabedoria é contínua e individual e tem como princípio uma virtude rara e difícil, a humildade, que levará a verdade e nos libertará.
Contexto histórico
A Filosofia não só tem uma história, mas consiste nesta própria história.
Se pretendesse definí-la, se verificaria que a definição jamais poderia compreender ou abranger todo o definido, que por ser um processo que transcorre no tempo, mostra-se refratário a qualquer tentativa de imobilização no seu conceito.
A filosofia é histórica não só porque os problemas pelos quais reflete lhe são apresentados pela história, mas porque essa própria reflexão exerce dentro do tepo e sobre ele exerce influência. O filósofo pensa no interior da própria história quando conclui a construção do seu sistema ou elaboração de sua doutrina.
As diversas doutrinas constituem momentos sucessivos e abrangentes de um processo único: com todas as conquistas filosóficas o homem não pára de abordar temas e problemas que sempre preocuparam o espírito humano. As diversas filosofias nas diferentes épocas apresentam características comuns do pensamento humano. É uma sequência inexorável de um processo que implica os momentos anteriores e torna possível pensar os momentos subsequentes.
Atitudes Filosóficas
"Não se pode aprender filosofia. O que se pode aprender é pensar filosoficamente."
A indagação e a atitude filosófica são inerentes à natureza humana.
Por sua natureza intríseca, induzido e conduzido por razões imanentes, como a dúvida, a incerteza e o desespero, o homem não consegue eximir-se de atitudes filosóficas, ou seja, interroga-se sobre si mesmo e sobre o sentido de sua existência.
Em crise existencial ou na euforia da vida, alguém que comece a indagar sobre o porquê da própria vida, estaria começando a filosofar, isto é, tendo uma atitude filosófica.
A atitude filosófica nos mergulha num mundo espetacular, terrível e fantástico ao mesmo tempo: a busca da sabedoria e da verdade.
Uma iniciação à Filosofia visa despertar uma atitude crítica e de avaliação, para chegar a uma consciência mais clara e respeitável quando tiver que optar entre uma multidão de possibilidades.
Aquele que começa a iniciar-se na filosofia já não pode encarar os problemas do homem e seu mundo com uma atitude simplista de aceitação ou negação. Ele assume a responsabilidade de ir além das aparências, a fim descobrir as intenções que levam ao questionamento e mudar a realidade pelo fato de interpretá-la.
A atitude filosófica empenha-se em conhecer o mundo para transformálo afim de restaurar a harmonia e a unidade no pensamento e na própria realidade da existência humana.
Quando acompanhamos todas as reflexões com a própria razão, acionamos as potencialidades do entender, do assimilar e do integrar em nós mesmos tudo o que emanou da dúvida, admiração, certeza, estamos diante de uma atitude filosófica.
Ter uma atitude filosófica quer dizer que estamos utilizando o raciocínio fundamentado e lógico, tendo uma visão crítica e adulta da realidade e convicções sustentadas.
Essência e abrangência da Filosofia
A filosofia busca o saber absoluto, as causas últimas de todas as coisas, a essência do ser, a realidade total e absoluta.
Em todos os tempos a filosofia tenta interpretar o mundo e entender e transformar o homem
(a procura da verdade) , isto significa que todo tema importante é assunto de preocupação filosófica.
A filosofia estuda tudo e é o fundamento de qualquer conhecimento. Ela estuda o valor do conhecimento, quer como pesquisa sobre o fim do homem, quer como estudo da linguagem, do ser, da história, da arte, da cultura, da política, da ética, etc. Representa o esforço da razão teórica em conhecer o real (o ser), e a razão prática em transformá-lo.
Procurando a verdade, ela engloba todas as coisas como objeto de indagação filosófica: o homem, os animais, o mundo, o universo, o esporte, a religião, Deus.
A filosofia estudará sempre tudo e não se esgotará jamais, pois é um processo em desenvolvimento.
Os filósofos estudam por duas razões:
* Porque todas as coisas podem ser examinadas no nível científico e no filosófico.
* Porque a filosofia estuda o todo, a totalidade, o universo formado globalmente. Ela se atém ao princípio da validade universal. Sendo fruto dos princípios filosóficos, todas as definições de qualquer ciência, de qualquer conhecimento."

Sem comentários:
Enviar um comentário